Imagem capa - Nunca despreze o poder de uma lente fisheye por Daniel Ribeiro
Dicas de fotografia

Nunca despreze o poder de uma lente fisheye

O que uma lente fisheye pode fazer por você!!!

Eu vejo muitos fotógrafos dizendo que comprar um lente fisheye seria possível somente com um investimento a longo prazo por que pela experiência de muitos fotógrafos é uma lente que se usa muito pouco durante um evento.

Realmente você vai usar pouco, porém ela lhe dará uma oportunidade que quase nenhuma outra lente possa dar a você ou seja aquela oportunidade criar uma imagem impactante e diferenciada que o seu cliente não esta acostumado a ver toda hora.

Veja esta foto por exemplo:

A noiva Priscila Pires juntamente com seu noivo João Reis me pediram uma foto com ênfase em seu véu e na hora vem nos pensamentos aquele monte de imagens semelhantes que já imaginamos e vemos a todo momentos. E confesso que fazer uma foto igual as que vejo por ai não é minha melhor escolha e procuro inovar sempre.

No entanto lembrei que estava com a fisheye e sendo assim tinha a oportunidade de fazer algo diferente.

Abri o véu ao longo do carro e deixei os noivos lá dentro coloquei a fisheye bem no começo do véu e a fisheye tem uma característica muito bacana, ou seja, o primeiro plano fica gigante e o segundo plano bem menor e o mais importante tem uma profundidade de campo bem rasa sendo assim não teríamos muitos problemas com o foco.

Fiz a foto e ela me surpreendeu como o resultado, achei bem bacana e graças a lente citada acima.



IS0: 2000 – 10.5mm – f/4,0 – 1/50 sec – Lente Fisheye – Nikon de 610



Olhe esta outra imagem. Clichê para muitos fotógrafos, mas não para os noivos que a pedem em praticamente todos ensaios que faço.

A lente fisheye é perfeita para este tipo de imagem.



Iso: 100 – 10.5 mm – f/11 – 1/250 sec – Lente Fisheye – Camera Nikon d610


Coloquei as alianças em cima de um monte de areia e com os noivos a mais ou menos 15 metro de distância esta lente deixou tudo perfeito para o click e foi o que eu fiz e depois dupliquei o chão e usando uma dose de criatividade criamos um olho humano ou quase isso rsrsr.

Mas a lente fisheye tem muitas outras utilidades.

Experimente usar ao fundo de uma igreja que tenha um teto lindo. Ela irá colocar desde o piso até o teto tudo em um quadro só.

Na hora do brinde dos noivos com os padrinhos na pista também, erga sua câmera e clique com ela e você verá um resultado bem bacana.

A lente fisheye não é uma lente barata mais vale o investimento por que fotos feito com ela  trazem algo novo quando usado de forma criativa e com cliques inovadores.